13/12/2019 Geral
Dualidade Luz e Sombra
Com certeza você já sentiu amor, mas também já sentiu ódio, alegria e tristeza, admiração ou inveja, isso porque nós somos seres duais.
Em uma metáfora de luz e sombra podemos dizer que Luz, é toda a bondade que existe dentro de você, toda a graça, os talentos e que Sombra é tudo aquilo que não é tão bom ou podemos dizer ruim. Todos nós temos a nossa dualidade e ela está escarrada para todo mundo ver, acontece que quem tem maior dificuldade de reconhecer a nossa sombra somos nós mesmos.
A melhor forma de trazer para o consciente tudo aquilo que precisa ser melhorado é honrar e respeitar a nossa sombra bem como reconhecer, honrar e respeitar a nossa luz, luz e sombra formam a nossa personalidade e não apenas um ou outro. Você só consegue distinguir a bondade porque existe a maldade, logo só vai entender qual o oposto de um comportamento seu que não é bom quando verdadeiramente reconhecer ele dentro de você.
Precisamos suspender todo e qualquer julgamento para reconhecer o mais obscuro que temos dentro de nós não afim de tentar derrotar a nossa sombra, pois essa é um batalha perdida. Se você só consegue ser luz, porque existe a sombra, logo não queira derrotar o que vai mostrar o caminho para o melhor que existe dentro de você.
Trabalhe seu autoconhecimento diariamente, conecte com você mesmo, olhe para dentro. Encerro este texto com uma frase do José Roberto Marques que nos ajuda refletir sobre nosso self, “quanto mais eu me conheço, mais eu me curo, mais me potencializo”